Filas longas marcam corrida a documentos para curso da PRM

Procura de documentos dispara em Maputo

A abertura do quadragésimo quarto curso básico da Polícia da República de Moçambique está a gerar enchentes em várias instituições públicas da Cidade de Maputo. Assim, as Conservatórias de Registo Civil e o Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização tornaram-se os pontos mais pressionados. Além disso, os jovens procuram certidões de nascimento e declarações militares, documentos indispensáveis para a candidatura.

Utentes enfrentam horas de espera

Muitos candidatos madrugam para garantir atendimento. No entanto, mesmo com esse esforço, passam horas em filas intermináveis. Alguns relatam ter recebido senhas muito distantes da ordem de chamada e, por isso, sentem frustração e incerteza quanto à entrega dos documentos a tempo.

💰 Ganhe até 5.000 MT no 1º Depósito 🔥

Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.

A sobrecarga obrigou a Primeira Conservatória de Maputo a dobrar o número de pedidos processados. Normalmente recebia entre 120 e 150 por dia, mas agora já lida com 300. Para responder à pressão, a instituição reforçou a equipa e, além disso, reduziu o tempo de emissão de quatro para dois dias.

Instituições reforçam capacidade

Apesar das longas filas, alguns utentes admitem melhorias no ritmo de atendimento em comparação a dias anteriores. Contudo, a pressão mantém-se alta e deve continuar até ao encerramento do período de candidaturas.

No Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização, as filas superam as das Conservatórias. Por isso, a instituição tornou-se o maior desafio para quem precisa da declaração militar.

A expectativa é que, terminado o processo de candidaturas, a situação volte à normalidade. Até lá, as instituições lidam com uma procura que, claramente, ultrapassou a sua capacidade habitual.

Lê mais detalhes sobre o impacto da corrida a documentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *