Mais de 11 mil famílias deslocadas em Chiúre após ataques em Cabo Delgado

Mais de 11 mil famílias fugiram recentemente para a vila de Chiúre, em Cabo Delgado, após novos ataques de grupos armados na região. Os deslocados abandonaram as suas casas em pelo menos 11 bairros, incluindo Chiúre Velho Sede, Miconi e Magaia.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), até ao dia 30 de julho, estavam registadas 11.597 famílias, correspondentes a quase 50 mil pessoas. Mais da metade são crianças.

💰 Ganhe até 5.000 MT no 1º Depósito 🔥

Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.

Entre os deslocados, mais de 6.200 famílias estão no Centro de Trânsito de Miconi, outras 5.374 encontram-se no Centro de Namissir e algumas poucas em bairros locais. Contudo, muitas continuam a viver ao relento, dormindo debaixo de árvores ou em casas de acolhimento comunitário.

A OIM alerta para necessidades urgentes, incluindo alimentação, abrigo de emergência, kits de higiene e fornecimento de água. Algumas distribuições já começaram, mas a pressão sobre os recursos locais continua a crescer.

A violência em Cabo Delgado intensificou-se nos últimos meses. Relatórios internacionais apontam para mais de 500 ataques registados até agosto, número que coloca 2025 no caminho para ser o ano mais violento desde o início da insurgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *