Mondlane acusa Chapo de fugir dos problemas reais do país

Venâncio Mondlane critica Chapo por desviar foco dos problemas reais de Moçambique

O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane acusou o Presidente da República, Daniel Chapo, de desviar a atenção dos problemas concretos que afectam o país. A crítica surgiu após um discurso do chefe de Estado na Cimeira dos Movimentos de Libertação, realizada em Joanesburgo.

“Discurso que foge da responsabilidade”

Durante uma transmissão ao vivo no Facebook, Mondlane disse que Chapo tenta responsabilizar factores externos pelos desafios internos de Moçambique. O Presidente alertara sobre governos fantoches que, segundo ele, podem surgir em África com apoio de grupos extremistas que exploram redes sociais e plataformas digitais.

💰 Ganhe até 5.000 MT no 1º Depósito 🔥

Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.

No entanto, Mondlane discordou. Para ele, o Presidente está a fugir da responsabilidade e ignora questões essenciais como má governação, criminalidade e pobreza. “Um discurso que foge da responsabilidade, dos problemas reais que os nossos países têm”, afirmou o ex-candidato.

Criminalidade e corrupção como temas negligenciados

O ex-candidato também desafiou a narrativa presidencial. Segundo ele, os raptos, sequestros e outras formas de violência não são culpa do imperialismo. “Os crimes que estão a acontecer agora, isso é problema do imperialismo? O roubo de votos que é feito nos últimos 30 anos é feito pelo imperialismo?”, questionou Mondlane. Além disso, classificou o discurso de Chapo como “absurdo” e “medíocre”.

Chapo defende união contra desinformação

Por outro lado, o Presidente Chapo defendeu a união dos partidos libertadores da África Austral. Para ele, é essencial responder à desinformação e aos discursos de ódio com uma frente comum. Segundo o líder da Frelimo, apenas a unidade poderá preservar a soberania dos países africanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *